Obtenha o máximo do seu investimento

Julho/agosto 2016


Eric Matson, da Goodyear, explica por que a classificação de TKPH (tonelada/km por hora) e o design da banda de rodagem têm um papel fundamental no desempenho do pneu. Além disso, como a manutenção pode ajudar a tirar o máximo proveito do seu investimento

Caminhões de transporte pesado ​​percorrem superfícies extremamente desafiadoras enquanto transportam cargas enormes. Como resultado, os pneus desses veículos estão sujeitos a pressões imensas. Por isso, é fundamental que os responsáveis pela frota e pela manutenção escolham os pneus certos para essas máquinas geradoras lucros.

Inúmeros fatores devem ser considerados ao escolher os pneus para os seus caminhões de transporte. Avaliar o impacto ambiental da sua mina é a prioridade; antes de escolher um pneu específico, você deve ter uma profunda compreensão das atividades do seu caminhão de transporte no local.

É possível fazer isso montando uma unidade de rastreamento de localização em um caminhão e deixando o veículo funcionar por um determinado período de tempo (a Goodyear recomenda de 24 a 48 horas). Isso o ajudará a desenvolver um mapa do local.

Ao mesmo tempo, você deve rastrear a distância que o caminhão percorre, sua velocidade e a carga que está transportando. Muitos caminhões já estão equipados com dispositivos que registram dados de velocidade e carga.

Então, você deve pegar a carga média e multiplicar esse número pela velocidade média. Assim, você obterá a classificação de toneladas/quilômetros por hora (TKPH) do local.

Cada pneu de mineração, independentemente da aplicação, também tem uma classificação específica de TKPH, que determina o quanto o pneu pode transportar a uma certa velocidade, que deve ser compatível com o valor de TKPH do local da mina.

Em todos os casos, é preferível escolher um pneu cuja classificação de TKPH seja superior ao valor de TKPH do local. Isso ajudará a garantir que você escolheu o pneu certo para o seu local.

Projeto da banda de rodagem

Preste especial atenção ao design da banda de rodagem do pneu.

Há diversas opções de design de banda de rodagem que, superficialmente, parecem igualmente viáveis. No entanto, é o que está debaixo do pneu - as condições do terreno - que muitas vezes dita o design da banda de rodagem que deve ser usada.

As condições do terreno são relativamente lisas? Se for o caso, um pneu com uma profundidade da banda de rodagem mais rasa pode ser o mais adequado. As condições do terreno são extremas ou rochosas? Nesse caso, é melhor usar um pneu que tenha uma profundidade de banda de rodagem mais profunda, para tração aprimorada e proteção contra cortes.

Em caso de dúvida, consulte um representante de seu fabricante de pneus, que pode ajudá-lo a avaliar a condição do terreno em seu local e fazer uma recomendação de produto de especialista.

Ao avaliar as condições do terreno, procure outras áreas de problemas potenciais, incluindo as estradas que levam para dentro e para fora do local. O local está livre de pedras e outros detritos que podem perfurar os pneus? Como é cuidado o solo?

Há coisas que podem ser feitas, como espalhar cascalho para ajudar a melhorar a tração dos pneus? Quantas curvas os seus caminhões devem fazer no percurso? Quão íngremes são os aclives e declives do terreno? A Goodyear recomenda manter as inclinações a oito graus ou menos, seja para cima ou para baixo.

Manter (e ganhar)

Finalmente, os benefícios obtidos pela escolha cuidadosa dos pneus podem ser anulados pela falta de manutenção dos pneus. Como os pneus são itens críticos para a missão, e por representarem um investimento significativo, vale a pena fazer tudo o que estiver ao seu alcance para otimizar seu desempenho e longevidade.

Manter os níveis adequados de pressão de ar é a coisa mais eficaz que você pode fazer para conseguir o melhor desempenho e vida útil dos pneus. A pressão de ar correta e consistente afeta positivamente o desgaste dos pneus e a vida útil do revestimento, e também pode ajudar a reduzir a quantidade de combustível que seus caminhões consomem.

As verificações da pressão de ar devem fazer parte de toda inspeção dos caminhões antes da mudança de turno. Se isso não for possível, verifique a pressão de ar de seus pneus pelo menos uma vez ao dia.

Tome cuidado especial com a pressão de ar excessiva ou insuficiente. O excesso de pressão de ar pode levar ao desgaste desigual e tornar os pneus suscetíveis a rupturas ao rodar em terrenos difíceis. A pressão de ar insuficiente faz com que os pneus fiquem mais flexíveis.

Assegure-se de não sobrecarregar os pneus. A pressão de ar excessiva ou insuficiente pode danificar os pneus.

Os pneus foram projetados para manter os caminhões de transporte em movimento. Certifique-se de que você e sua equipe usem os pneus certos e faça a manutenção deles com atenção para que seus caminhões continuem operando.

O especialista veterano em pneus OTR, Eric Matson, é o gerente de engenharia em campo global da unidade de pneus OTR da Goodyear Tire & Rubber Company.