Gestão do local: o impacto do nivelamento das estradas e curvas

A gestão do local é crucial para o desempenho ideal dos pneus. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata do nivelamento e das curvas das estradas. Alguns pontos que requerem atenção:

  • Nivelamento de estradas. Preste atenção em como as estradas que levam para dentro ou fora do seu local de trabalho inclinam-se para cima ou para baixo. As estradas construídas muito acentuadamente sobre uma trajetória ascendente podem fazer com que o centro de gravidade do caminhão mude para a parte de trás, aumentando a pressão sobre os pneus traseiros do veículo. As estradas com uma inclinação descendente que são muito íngremes podem deslocar o centro de gravidade do caminhão para a frente, colocando mais pressão sobre os pneus dianteiros do veículo. O grau de inclinação das estradas nunca deve exceder 8%.
  • Curvas da estrada. Evite curvas apertadas nas estradas que conduzem para dentro ou fora do seu local de trabalho. Idealmente, as curvas devem ser tão largas e amplas quanto possível para evitar colocar uma pressão excessiva nos pneus externos. As estradas também devem ter um perfil superelevado, semelhante ao que se vê nas pistas de corrida. Isso dará aos seus caminhões mais espaço de manobra, o que por sua vez, pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus.

Estradas bem niveladas e curvas abertas podem contribuir para melhorar o desempenho dos pneus e o tempo de atividade dos veículos.